O juiz federal americano Vaugh Walker derrubou o veto ao Casamento Gay na Califórnia e determinou que a união entre Homossexuais já pode ser realizada de forma legal a partir de 18 de agosto.
Walker emitiu sentença a favor do Casamento Homossexual na Califórnia após considerar que a lei que proibia esse tipo de união, conhecida como Proposição 8, atentava contra os direitos fundamentais reconhecidos na Constituição dos Estados Unidos.
O magistrado considerou que a lei, aprovada após referendo em novembro de 2008 no estado e que definia o casamento como a união apenas entre um homem e uma mulher, não é compatível com os princípios de igualdade e o processo legal.
A decisão frustrou os adversários do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, que tinham pedido ao juiz que esperasse a conclusão dessa disputa legal em uma corte de apelações, algo que poderia durar anos.
Centenas de casais Gays na Califórnia esperavam a decisão de Walker nos arredores dos cartórios com a esperança de se casarem imediatamente após a decisão do juiz ser divulgada.
Uma pesquisa feita pelo canal de TV local CNN indicou que a maioria dos americanos considera que os Homossexuais devem ter o direito constitucional de se casarem. Entre os consultados, 52% são a favor e apenas 46% são contra o Casamento gay